segunda-feira, 18 de julho de 2005

Artista criança

Lilian Cristina Azevedo Teixeira de Aguiar
(parceira no EntreTextos)

Nas primeiras apresentações sobre a vida de Portinari, por meio do livro Crianças Famosas, os alunos ficaram sabendo que muito cedo ele começou a se interessar pela pintura e com a idade delas começou a pintar. Isso gerou grande euforia já que descobriram que não era preciso crescer para começarem a pintar.

Num segundo momento, mostramos projeções de transparências com fotos de Portinari em família, pintando e com outras personalidades. Numa das turmas de crianças de cinco anos, uma dessas fotografias acabou por orientar o trabalho para outro caminho. Era uma foto em que Portinari estava acompanhado do escritor Mário de Andrade próximos a um carro antigo. O que despertou a atenção não foram as personalidades presentes, e sim a pequena parte do carro que aparecia.
Diante de tal interesse, o assunto da aula passou a ser, então, carros antigos. Depois de muita conversa, combinamos de pesquisar em casa mais informações sobre o assunto. Na aula seguinte, no entanto, chegou pouquíssimo material. Então, apanhamos uma caixa com revistas velhas, algumas até rasgadas, para procurarmos. As crianças passaram a recortar todos os carros que encontravam e colar em uma cartolina. Foi quando alguém gritou:

_ “Tia, olha o Portinari!”

Todos fomos ver o que era. Para a nossa surpresa, era uma matéria de um exemplar da revista Capricho, bem antiga, sobre moda feminina. O “Portinari” a que os alunos se referiam, era uma pequena reprodução da tela Café – que já havíamos estudado – com uma modelo posando em um cafezal.

Outro ponto interessante é que, apesar de já termos trabalhado essa tela, alguns alunos ainda não haviam entendido que o café era uma planta. Conversamos somente sobre esta página. Ao fim da aula, a professora levou a revista para ler em casa e encontrou, entre outras telas, a do Menino Sentado, que trazia o senhor que servira de modelo, quando criança, para a série Meninos de Brodósqui. A descoberta foi levada para a reunião pedagógica.

Alguns dias depois, o pai de uma professora conseguiu um galho com sementes já maduras de café e as crianças puderam ver, tocar e sentir o cheiro do café.

A matéria da revista foi incorporada ao nosso material de trabalho para que servisse também de fonte de informação.

Nenhum comentário: